sábado, 20 de julho de 2013

Agenda das atividades de campanha da Chapa 2 - Novo CRM

Confira a nossa agenda para a próxima semana e participe! Junte-se a nós na luta pelo 'Novo CRM'.


Dia 22/07 - Segunda-feira - Reunião às 19h no SIMERO, presença obrigatória de todos da Chapa 2

Dia 23/07 - Terca-feira - às 9h da manhã em frente ao Pronto Socorro João Paulo II. Realizaremos atendimento a população para mostrar que não falta médicos.
Obs: Ir com a camiseta da chapa e com jaleco

Dia 24/07 - Quarta-feira - às 9h da manhã, comitiva de todos da Chapa 2 no Pronto Socorro João Paulo II e depois UPA Zona Sul
Obs: Quanto mais membros da chapa melhor 

Dia 25/07 - Quinta-feira - às 9h da manhã, comitiva no Hospital de Base e depois no Hospital Infantil Cosme e Damião.
Obs: Quanto mais membros da chapa melhor 

Dia 26/07 - Sexta-feira - às 9h da manhã na Maternidade Municipal e depois UPA zona leste
Obs: Quanto mais membros da chapa melhor

Esperamos por você!

Membros da Chapa Novo CRM se posicionam sobre vetos ao Ato Médico

Membros da chapa ‘Novo CRM – Com o Médico pela Sociedade’ que está na disputa para as eleições do Conselho Regional de Medicina de Rondônia 2013 (CRM/RO) estiveram reunidos esta semana, para pronunciamentos quanto ao projeto de lei sancionado pela presidente Dilma Roussef, na última quinta-feira (11) e publicado no Diário Oficial da União.

O grupo debateu sobre a nova lei, que define o exercício da medicina no país, o chamado Ato Médico, que veta pontos que causaram polêmica com outras categorias como enfermeiros e nutricionistas, surgindo assim, dúvidas sobre as prerrogativas e competência dos profissionais de medicina. Entre os vetos polêmicos está a exclusividade do diagnóstico
.
Para o médico oftalmologista, Cleiton Bach, trechos da nova lei representam um retrocesso à saúde. “A medicina evoluiu muito, porém a presidente está querendo trazer uma medicina que era praticada há 60 anos e que é mantida em alguns países até hoje, ou seja, caneta, ‘esteto’ (sic) e prescrição de remédio para dor de barriga. Hoje em dia, não se admite não diagnosticar um infarto porque não tem um eletrocardiograma em uma unidade de atendimento”, declara doutor Cleiton.

Outro aspecto pontuado durante a reunião esteve baseado no exame Revalida. De acordo com o médico cirurgião, Rodrigo Almeida, ninguém é contra a entrada de médicos estrangeiros no Brasil para atuar nos municípios, porém, a nova lei descarta a revalidação do diploma, o que para o entendimento dos profissionais pode comprometer a atuação e a qualidade do atendimento médico.

“O Brasil recebe qualquer profissional, desde que ele mostre que tem condições de exercer a medicina. E a maneira dele comprovar isso é fazendo a prova do Revalida, que é um exame nacional que vai avaliar se ele está apto para trabalhar, saindo o resultado positivo ele poderá trabalhar em qualquer região do país. No entanto, a dificuldade de se fixar um médico em um município pequeno é que, desde a criação do SUS, quando começou a existir uma base municipal de administração de saúde, o governo federal foi retirando os recursos gradativamente. Ou seja, quando o governo deveria investir pelo menos 10% da sua receita corrente bruta, ele não investe mais do que 4%, e toda essa carga uma cidade de pequeno porte não assume”, explica o médico.

Ainda segundo os membros da Chapa 2 é nesse momento que surgem as dificuldades de atendimento da saúde pública.

“É fato. Se o município não suporta a falta de recursos ele não consegue manter uma equipe de saúde, manter um bom hospital e acaba não tendo o profissional de saúde. E é aí que acabam criando o serviço de “ambulância” que hoje é muito comum nas cidades do interior dos estados. O paciente passa mal, entra em uma ambulância e é encaminhado aos grandes centros, afogando os hospitais maiores e prejudicando todo o serviço de saúde em um contexto geral”.

De acordo com o médico cardiologista, Andrei Leonardo, o novo sistema que o governo federal quer implantar lembra o regime escravo.

“Essa é a discussão. O médico estrangeiro precisa vir? Se ele quiser, sim, mas tem que prestar o exame Revalida e ter a liberdade de trabalhar em qualquer região do país. Porém o que o governo federal prevê é que o médico estrangeiro, venha para o Brasil e trabalhe apenas em determinados municípios por dois ou três anos e depois volte para seus países. O médico estrangeiro vai ficar limitado”, afirma doutor Andrei.

O médico citou Rondônia como exemplo de região que recebe médicos estrangeiros. “Nós temos hoje não só aqui em Porto Velho, mas em todo o estado, médicos que vieram da Bolívia, do Peru, Cuba e que revalidaram seus diplomas e estão assistindo a população muito bem. Que venham, não importa se é estrangeiro ou se é brasileiro nato que se formou em outro país, mas que venha comprovando sua qualidade técnica” destaca o médico.

Para o grupo da Chapa Novo CRM, a ausência da revalidação impede uma série de ações do Conselho de Medicina que visam proteger tanto o profissional quanto a população.

“Se um médico de fora, ou formado em outro país, que chega aqui, começa a trabalhar sem ser revalidado, se ele comete um erro, quem vai se responsabilizar? No Brasil, se o médico erra, ele é processado dentro do conselho e corre o risco inclusive de perder sua licença, perder seu CRM, ou seja, pode deixar der ser médico. Mas, e o médico que vem de fora e não tem CRM? Não tem como o conselho fiscalizar, que garantia a sociedade vai ter? Quem vai garantir que esse médico tem capacidade e se ele realmente é um médico?”, conclui o grupo.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Chapa Novo CRM visita unidades de atendimento no interior do Estado e constata; distância entre profissional e CRM preocupa classe


Durante o último final de semana, membros da chapa ‘Novo CRM – Com o Médico pela Sociedade’ visitaram várias unidades de saúde, pública e privada em municípios do interior do estado. A viagem é mais uma ação da chapa que visa a divulgação do material de campanha, assim como uma oportunidade dos membros apresentarem as propostas que a ‘Novo CRM’ tem para a categoria.

No corpo a corpo com vários colegas de profissão, os membros da chapa Novo CRM puderam verificar de perto a deficiente atuação do CRM no interior de Rondônia principalmente no que tange as ações fiscalizadoras.

De acordo com a comitiva de médicos da chapa Novo CRM, as principais reclamações giram em torno da distância que existe entre o CRM e o médico, e esta aproximação, segundo os membros da chapa Novo CRM é uma das prioridades dentro das propostas de campanha.

Ainda dentro das propostas divulgadas durante as visitas, a chapa Novo CRM destaca o apoio a educação médica continuada, com o intuito de trazer cursos não apenas para a Capital, mas também para os municípios do interior, sempre em apoio aos diretórios acadêmicos na exigência da qualidade de ensino.

A chapa Novo CRM esteve nos municípios de Ariquemes, Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, e também tem membros representantes na cidade de Guajará - Mirim.

Na próxima quarta-feira, dia 17, o membros da chapa Novo CRM retomam as atividades de campanha nos demais municípios do Estado. Mais uma forma de mostrar a cara do “Novo CRM” a uma classe que anseia por mudança.

Na viagem estiveram presentes os médicos membros da chapa Novo CRM, Andrei Leonardo, Cleiton Bach, Rodrigo Almeida e Andrea Cássia.





segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conheça um pouco mais dos membros da Chapa 'Novo CRM'

ANA ELLEN DE QUEIROZ SANTIAGO
CRM-RO 1748
ensantiago@hotmail.com
Universidade Federal do Maranhão – 1998
Anestesiologista
Residência Médica em Dor
Mestranda em Ciências Cirúrgicas pela Escola Paulista de Medicina
Professora de Anestesiologia da Universidade Federal de Rondônia
Membro do Conselho Fiscal da Unimed Rondônia
Porto Velho

ANDRE LUIZ BERNARDES
CRM -RO 2158
albcatarina@hotmail.com
Universidade do Oeste Paulista – 2001
Otorrinolaringologista
Presidente do Diretório Acadêmico de Medicina da Universidade do Oeste Paulista – 1998-1999
Conselheiro Fiscal da Unimed Ariquemes
Ariquemes

ANDREA DE CASSIA ARABE MARTINS DE OLIVEIRA
CRM-RO 1511
Universidade Nacional de Córdoba – Argentina – 1998
Revalidação na Universidade Federal de Minas Gerais – 1999
Pós Graduação em Clínica Médica
Ji Paraná

ANDREI LEONARDO FREITAS DE OLIVEIRA
CRM -RO 2257
andreileonardo@uol.com.br
Universidade Gama Filho (RJ) – 2003
Pós Graduação em Cardiologia
Porto Velho

ANTONIO AUGUSTO NEVES JUNIOR
CRM -RO 1990
aanevesjr@yahoo.com.br
Universidade São Francisco – 2002
Pós Graduação em UTI
Clínico Geral
Diretor Clínico do Hospital Municipal de Rolim de Moura
Rolim de Moura

CLEITON CASSIO BACH
CRM -RO 2155
bachcleiton@yahoo.com.br
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – 2002
Oftalmologista
Ex-Presidente da Associação Rondoniense de Oftalmologia
Representante dos Médicos Residentes da Santa Casa de Campo Grande em 2004
Porto Velho

CÉSAR AUGUSTO ANGELI DE LIMA
CRM-RO
Universidade Federal do Mato Grosso – 2002
Especialista em Clínica Médica e Cardiologia
Representante dos Médicos Residentes da Santa Casa de Campo Grande em 2004
Representante dos Médicos Residentes no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul em 2006
Preceptor da Clínica Médica do Internato da Faculdade de Medicina de Cacoal.
Ji-Paraná

ERIC DE SOUZA TEIXEIRA
CRM -RO 2935
Faculdades Integradas Aparício Carvalho – 2010
Médico Generalista
Pós Graduação em Urgência e Emergência
Vice Presidente do Diretório Acadêmico das Faculdades Integradas Aparício Carvalho em 2008
Porto Velho

LUIZ ANTONIO DE AZEVEDO DE ACCIOLY
CRM -RO 1056
luizaccioly@hotmail.com
Universidade Federal de Pernambuco – 1989
Ex-diretor do Hospital de Guarnição de Porto Velho
Ex-diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro
Ex-corregedor do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia
Porto Velho

JOSE JOSE RODRIGUES
CRM -RO 1787
Guajará Mirim

JOSE OSMAR CAON
CRM -RO 1077
drcaon@hotmail.com
Universidade de Passo Fundo – 1984
Ex Diretor Associação Médica de Lagoa Vermelha, RS
Ex Médico Chefe da Saúde Municipal e INAMPS da cidade de Lagoa Vermelha, RS
Ex Diretor Clínico Hospital de Montenegro, RO
Ex Técnico Auditor em Saúde na SESAU - RO
Ex Assessor Técnico Gabinete da SESAU - RO
Ex Presidente Junta Médica do Estado de Rondônia - SEAD - RO
Porto Velho

LEONARDO MOREIRA PINTO (foto ok yahoo)
CRM -RO 1998
pinto.leonardo@gmail.com
Faculdade de Ciências Médicas Dr Ernesto Che Guevara de la Serna – Cuba – 2002
Clínico Geral
Coordenador do SAMD – Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar de Porto Velho
Porto Velho

LHANO FERNANDES ADORNO
CRM -RO 1390
lhanopvh@hotmail.com
Escola de Medicina e Cirurgia – UNIRIO
Oftalmologista
Ex Presidente da Associação Rondoniense de Oftalmologia
Ex Representante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em Rondônia
Porto Velho

RACHED MOHAMOUD ALI
CRM -RO 1247
Porto Velho

RENATO DE FIGUEIREDO RADAELI
CRM -RO 2047
Escola Paulista de Medicina – 2004
Ortopedista
Pós Graduação Latu Senso em Traumatologia do Esporte
Professor das Faculdades Integradas Aparício Carvalho
Preceptor da Universidade Federal de Rondônia
Porto Velho

ROALDO LUÍS VALIATI
CRM -RO 863
roaldovaliati@hotmail.com
Fundação Universidade do Rio Grande – 1998
Ex-Diretor Clínico do Hospital de Base Ary Pinheiro
Presidente da Sociedade de Anestesiologia de Rondônia
Anestesiologista
Porto Velho

ROBERTA MIRANDA SOARES
CRM -RO 2329
r_miran@hotmail.com
Universidade Estácio de Sá (RJ) – 2004
Anestesiologista
Pós Graduação em Termologia e Termografia
Ex Docente da Faculdade de Medicina de Cacoal
Tesoureira da Associação Médica de Cacoal
Cacoal

ROBINSON CARDOSO MACHADO
CRM -RO 1188
robinmachado36@yahoo.com.br
Universidade Severino Sombra – 1993
Pós Graduação em Oncologia Pediátrica
Pós Graduação em Psiquiatria
Especialista em Medicina da Família e Comunidade
Conselheiro Representante de Rondônia na Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade
Coordenador Técnico do Núcleo Criança e Vida de Onco-Hematologia Pediátrica
Coordenador do Internato de Pediatria das Faculdades Integradas Aparício Carvalho
Professor de Semiologia da Faculdade São Lucas
Ex Coordenador da Saúde da Criança e do Adolescente do Município de Porto Velho
Auditor Médico de Autogestão
Porto Velho

RODRIGO ALMEIDA DE SOUZA
CRM -RO 1496
ras75@uol.com.br
Escola Paulista de Medicina – 1998
Cirurgião Torácico
Ex Médico Militar na Base Aérea de Porto Velho – 1999
Ex Preceptor de Cirurgia Geral na Escola Paulista de Medicina
Ex-Presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia
Conselheiro Estadual de Saúde
Secretário de Comunicação da FENAM
Porto Velho

RODRIGO GALLINA
CRM -RO 2446
rodrigo.gallina@uol.com.br
Universidade Privada do Valle (Univalle) – 2003
Diretor Operacional da Unimed Vilhena
Vilhena

DENISE CRISTINA DE VARGAS
CRM -RO 2922
denise.vargas@hotmail.com
Faculdades Integradas Aparício Carvalho – 2010
Pós Graduação em Medicina do Trabalho
Porto Velho

FRANCISCO MIGUEL IASTRENSKI
CRM -RO 1752
francismi@hotmail.com
Fundação Universidade do Rio Grande – 1997
Oftalmologista
Ex Perito do INSS
Ex Delegado da Perícia Médica do INSS representante de Rondônia
Ji Paraná e Alvorada do Oeste

FRANKLIN ALMEIDA DE LIMA
CRM -RO 2190
franklinalmeida@yahoo.com.br

HERNANDO GABRIEL DE UGARTE CAIRO
CRM -RO 1572
Universidad Mayor de San Andres La Paz – Bolívia – 1987
Residencia Médica em Cardiologia – Buenos Aires
Ji Paraná

JOAO PAULO CUADAL SOARES
CRM -RO 2217
drjps74@yahoo.com.br
Universidade Federal do Mato Grosso – 2000
Otorrinolaringologista
Porto Velho

JOSE CARLOS COUTINHO DE OLIVEIRA
CRM -RO 2200
jccoli@hotmail.com
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – 1997
Médico de Família
Ex Membro da Comissão de Ética Médica da Prefeitura de São Paulo
Ex Chefe do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia
Ex Diretor Clínico do Hospital Santa Marcelina
Chefe da Comissão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondônia
Porto Velho

JOSE RICARDO COSTA
CRM -RO 1132
med.ricardo@icloud.com
Porto Velho

LOURDES MARIA PINHEIRO BORZAKOV
CRM -RO 1915
Porto Velho

JORGE AMADO ZILIO SPOHR
CRM -RO 3184
ziliospohr@hotmail.com
Faculdades Integradas Aparício Carvalho - 2011
Residente de Clínica Médica no Hospital de Base Ary Pinheiro
Porto Velho

LUIZ EDUARDO MAIORQUIN
CRM -RO 1481
Porto Velho

MANUELLA ALMEIDA BASTOS CÂNDIDO
CRM -RO 3417
manucaabastos@gmail.com
Universidade Iguaçu – Campus V – 2006
Clínica Médica e Gastroenterologista
Vilhena

MAURO SHUGIRO TADA
CRM -RO 650
maurotada@hotmail.com
Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília – 1986
Doutor em Biologia Experimental pela UNIR – 2008
Clínica Médica
Médico Pesquisador em Medicina Tropical com Ênfase em Doenças Tropicais
Negligenciadas
Ex Secretário de Saúde de Costa Marques – 1990
Ex Diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento de Malária do Vale do Guaporé – 1990
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Membro da Comissão Nacional de Terapêutica da Malária do Ministério da Saúde
Presidente da Regional Rondônia da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Diretor Geral do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (CEPEM)
Professor da Pós Graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia
Título de Cidadão Honorário de Costa Marques
Título de Amigo de Porto Velho
Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Porto Velho
Ex Conselheiro do Conselho Regional de Medicina
Porto Velho

MAURY ZANGALLI JUNIOR
CRM -RO 2508
maury.zangalli@terra.com.br
Universidade Federal do Paraná – 2003
Anestesiologista
Médico Auditor da Unimed Vilhena
Docente de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Cacoal
Vilhena e Cacoal

NILTON YOSHISHIGUE MIGIYAMA
CRM -RO 2004
migiyama@hotmail.com
Universidade Federal do Pará – 1998
Cirurgião Geral e Urologista
Ex Conselheiro Fiscal da Unimed Vilhena
Integrante do Conselho Administrativo da Unimed Vilhena
Vilhena

REGINA MARIA CARVALHO PONTES
CRM -RO 2198
Porto Velho

RODRIGO MANOEL FERREIRA CARRAPEIRO
CRM -RO 2386
rcarrapeiro@gmail.com
Universidade Federal do Amazonas – 2006
Ginecologista e Obstetra
Pós Graduação em Ultrassonografia
Preceptor do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Base Ary Pinheiro
Preceptor do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Municipal Mãe Esperança
Porto Velho

SABRINA VERGANI ARAÚJO
CRM -RO 3190
sabrininha_sp@hotmail.com
Faculdades Integradas Aparício Carvalho – 2011
R2 de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Base Ary Pinheiro
Porto Velho

SORAYA FILLA
CRM -RO 2463
Universidade do Extremo Sul Catarinense – 2008
Pós Graduação em Medicina Hiperbárica
Porto Velho

SPENCER VAICIUNAS
CRM -RO 2589
spencervaiciunas@hotmail.com
Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2003
Gastroenterologista
Cirurgião do Aparelho Digestivo
Presidente da Comissão de Internato da Faculdade São Lucas
Professor de Gastroenterologia da Faculdade São Lucas
Porto Velho

WILLIAM ALVES DO COUTO
CRM -RO 2789
wa.couto@yahoo.com.br
Escola Paulista de Medicina – 1996
Anestesiologista
Diretor Clínico do Hospital Regional de Cacoal
Vice-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Rondônia
Docente de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Cacoal

Cacoal

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Chapa 'Novo CRM' confirma registro nas eleições CREMERO 2013

Baseada em uma proposta de atuação efetiva e integrada com a categoria, a Chapa Novo CRM, que se tornou alvo de uma frustrada tentativa de impugnação vem intensificando a sua campanha para a eleição da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO).

Após mandado de segurança impetrado contra a presidência da comissão eleitoral do pleito de 2013, que tentou impugnar o registro da Chapa 2, a  Justiça Federal considerou as justificativas apresentadas em desfavor do registro da Chapa Novo CRM, um atentando aos princípios básicos da democracia, “.... De outro, qualquer intenção de adelgaçar a amplitude democrática inerente aos certames eleitorais há de ser repelida. Tanto maior será a legitimidade do mandatário eleito, quem quer que seja, quanto maior os concorrentes ao pleito eleitoral. Não menos importante, convém aclarar que vivemos em um Estado Democrático de Direito, caracterizado pelo amplo acesso dos cidadãos à vida política da sociedade onde vivem. Convém desta feita, alertar que, prima facie, a decisão passada pelo Conselho Regional de Medicina fere de morte o princípio democrático, sem justificativa plausível”, afirmou o Juiz em sua decisão favorável a chapa Novo CRM.

A busca pela impugnação da Chapa Novo CRM serviu para demonstrar a força de uma equipe que chega para apresentar o novo, que vem para buscar a união da classe médica, lutar por um serviço público de qualidade, aproximar o médico da sociedade e defender os interesses de uma categoria que anseia por mudanças imediatas, como a independência nas decisões de suas ações. E mudanças para uma administração que permanece há 30 anos no poder, assusta.

Assim, a Chapa Novo CRM entra nesta campanha para conquistar a credibilidade da categoria e colocar em prática todas as propostas que visam contribuir com o exercício e com a valorização da profissão sem esquecer uma sociedade que também anseia por mudanças.                                                                                                                                                                     
Propostas

Com transparência, efetividade e aproximação da categoria com a sociedade, assim a Chapa Novo CRM pretende realizar a sua administração. Propostas importantes como a formação do Comitê Superior das Entidades Médicas fariam com que a categoria se fortalecesse.

Na gestão proposta pela Chapa Novo CRM, os médicos serão ouvidos e terão seus anseios respeitados. O combate ao exercício ilegal da profissão será ampliado, assim como a formação e fortalecimento dos comitês de ética.

A eleição para diretor clínico conforme preconiza a regulamentação, também é outra bandeira levantada pelos membros da Chapa Novo CRM.

As parcerias com entidades de ensino serão fundamentais para que o conselho consiga também ajudar na formação de bons profissionais dentro do estado de Rondônia. Com a gestão da chapa Novo CRM, todas as ações e decisões e ações tomadas pela diretoria serão devidamente repassadas à categoria. Entre diversas outras propostas na intenção de aumentar a representatividade do CREMERO em âmbito nacional.

A chapa Novo CRM continua aumentando a sua força e apresentando um projeto de renovação para uma categoria que presta um papel vital dentro da sociedade e por esse motivo deve e merece ter um conselho representativo e combativo, sempre visando a valorização dos profissionais e busca de alternativas de aperfeiçoamento e garantias de condições dignas de trabalho.

Faça parte da mudança e junto com a chapa Novo CRM participe desse novo capítulo da história do CREMERO. Novo CRM -  Com o médico pela sociedade!