segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Chapa 2 manifesta repúdio ao programa do Governo Federal ‘Mais Médicos’

A Chapa 2 – Novo CRM, candidata de oposição às eleições do Conselho Regional de Medicina (Cremero), marcadas para o próximo dia 12 de novembro, manifesta o seu repúdio contra o Programa do Governo Federal ‘Mais Médicos’.
Assim como a maioria das entidades médicas brasileiras que se tem notícia, todos os 40 membros do comitê acreditam que a contratação de profissionais formados em outros países sem que sejam aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é ilegal.
Ressalta ainda, que a medida retira do CRM a competência para avaliar a qualidade profissional do médico intercambista, pelo fato de suprimir a possibilidade de fiscalizar o exercício profissional, por meio da análise documental para o exercício da medicina. 
A Chapa 2 – Novo CRM pensa que a medida do Governo Federal pode estimular o exercício ilegal da medicina, já que não garante políticas públicas de qualidade para a área em todo o Brasil, eis que é sabido para toda a classe médica que não há revalidação, pelo menos no que diz respeito a um processo elaborado de maneira séria e eficaz.
A Chapa 2 reitera que o maior problema da saúde pública nacional é a falta de condições dignas de trabalho para todos os médicos. O Governo Federal deve investir maciçamente na construção de mais hospitais, postos de saúde, policlínicas e pronto-socorros.
Não adianta contratar profissionais estrangeiros de qualificação duvidosa, ainda mais sem o próprio país ter locais específicos ao exercício da boa medicina, com o auxílio de enfermeiros e todos os demais pré-requisitos necessários para cuidar do bem-estar da população.
Do ponto de vista técnico, a contratação de um profissional realizada de maneira precária deixa o mesmo exposto a políticos e prefeitos e não garante que os direitos trabalhistas do médico sejam respeitados.
Os médicos membros da Chapa 2 são unânimes em dizer que a medida do governo pode ser comparada a tentativa de erradicar a fome contratando cozinheiros e esquecendo de todos os outros fatores necessários para um política pública correta.  

A Chapa 2 – Novo CRM assume, publicamente, o compromisso com todos os médicos rondonienses de ser uma aliada na luta contra programas equivocados, capazes de prejudicar a atividade médica. Os representantes da Chapa garantem, que se eleitos, estarão ao lodo do médico, fortalecendo ainda mais a voz do setor, na busca pela saúde de qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário