quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Secretário Adjunto Estadual de Saúde é mais um médico com vasta experiência que integra a Chapa 2


O médico, Luiz Eduardo Maiorquim, Secretário Adjunto Estadual de Saúde, desde dezembro de 2012, é um dos 40 membros que integram a Chapa 2 – Novo CRM. A chapa disputa as eleições para o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), que acontecem no próximo dia 12 de novembro.

Para o Dr. Maiorquim, a Chapa 2 tem como meta a mudança, levando em consideração que todos os integrantes do comitê têm empenho, experiência, novas ideias e vontade de aprimorar a realidade do Cremero.  “Eu penso que toda mudança na democracia vem com a postura de avançar, evoluir, fazer com que o CRM oportunize novas ideias e pessoas que querem participar deste processo. A Chapa 2 vem com uma postura diferenciada, com pessoas com o comprometimento do coletivo muito importante”, ressaltou Maiorquim.

Ainda segundo o Secretário Adjunto, os médicos de Rondônia necessitam de um Conselho que seja mais próximo de toda a classe, trabalhando junto a todos os profissionais da saúde. “Os membros da nossa chapa têm o objetivo de fazer com que a classe médica tenha maior acessibilidade ao Conselho. Também queremos trabalhar mais as políticas públicas de saúde, visando o bem-estar de todos os profissionais e, consequentemente, de toda a população do estado.

Entre as propostas da Chapa 2 – Novo CRM estão a garantia da transparência do Cremero, fornecendo acesso às informações do Conselho; a divulgação de todos os gastos do Conselho; o apoio dos diretórios acadêmicos na exigência da qualidade de ensino; o combate dos falsos médicos sem a necessidade de haver denúncia; a procura do médico para ouvir seus anseios no próprio local de trabalho, intermediando problemas que possam ser resolvidos com os gestores, entre outros; etc.
 
Dr. Maiorquim com membros e apoiadores da Chapa 2

Chapa 2 cumpre determinação judicial

Vale destacar que a Chapa 2 – Novo CRM venceu as primeiras eleições realizadas ao CRM, no dia 5 de agosto deste ano, que foram anuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Todos os membros da Chapa 2 acataram a decisão judicial e estão concorrendo, novamente, em busca de um Conselho diferente, cada vez mais pujante, ético, transparente e que trabalhe em prol dos médicos rondonienses. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

No dia 12 de novembro, vote certo, vote pela mudança, vote Chapa 2 - Novo CRM

Senhores Médicos, o dia 12 DE NOVEMBRO é o grande dia da mudança! Pela revitalização do CREMERO VOTE CHAPA 2 - NOVO CRM. Conheça mais algumas de nossas propostas.
 

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Campanha Chapa 2 - Novo CRM

A campanha da Chapa 2 – Novo CRM para as eleições do Cremero não parou nem no final de semana. No sábado, médicos do Comitê estiveram nas UPAs da Zona Leste e Sul, e no Pronto Socorro João Paulo II. A luta por mudança e pelas melhorias da saúde em Rondônia continua. Por isso, vote Chapa 2 – Novo CRM para o Cremero. Acredite, a saúde pode e vai melhorar.

Gentileza vira fraude para anular eleição

Muito está se falando sobre uma imagem onde os fatos estão sendo distorcidos. No dia 24 de julho, um funcionário do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) teve dificuldade para colocar a cédula das eleições para o órgão na urna e o Dr. Andrei Leonardo ajudou o mesmo a realizar a simples tarefa. Foi apenas isso que aconteceu, um ato de gentileza, assim como mostra o vídeo abaixo. Não há o que discutir. Em momento algum ouve qualquer tipo de fraude, ou manipulação do depósito das votações na urna. O Dr. Andrei e os demais membros da Chapa 2 estavam no local, justamente, fiscalizando para que não ocorresse nenhum problema com o processo eleitoral, que deve ser limpo e transparente. A verdade é que trata-se de uma tentativa desesperada de reverter a eleição à presidência do Cremero, da qual a Chapa 2 foi vencedora do primeiro pleito efetivado. 
 
 Foto divulgada distorcendo os fatos
 
O Dr. Andrei sempre foi um médico compromissado com a ética e a verdade. Ele está na Chapa 2 com o intuito de trazer melhorias aos profissionais da saúde de Rondônia. O seu interesse é contribuir com o Cremero e não, sob hipótese alguma, fazer o contrário, ou seja, realizar qualquer ato que não beneficie o Conselho. Fiscalizar não é fraudar. A Chapa 2 - Novo CRM é determinantemente contra ações que atrapalhem o processo democrático às eleições do Conselho Regional de Medicina de Rondônia.  
 

Médico cardiologista José Augusto apoia Chapa 2 pela necessidade de mudança

‘Eu voto na Chapa 2, porque nós precisamos mudar o mais rápido possível’, disse o renomado cardiologista garantindo o seu apoio à chapa de oposição

Alternância de poder, esse sentimento de mudanças que visa a oxigenação com novas ideias e propostas, tem sido a tônica presente naturalmente nos cidadãos que buscam melhoria na gestão de instituições, órgãos públicos, entre outras entidades brasileiras.

Em Rondônia, esta premissa de mudança é defendida pela Chapa 2 – Novo CRM, chapa de oposição que disputa a eleição para o Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMERO), a se realizar no próximo dia 12 de novembro.

Segundo o médico cardiologista, José Augusto de Oliveira, o Conselho necessita de mudanças urgentes, pois o mesmo encontra-se paralisado, sem melhorias e deixando a desejar para a classe médica. “Eu voto na Chapa 2, porque nós precisamos mudar o mais rápido possível. Temos que descentralizar a ação do Cremero, que com a atual gestão, só olha para a capital e, no máximo, Ji-Paraná. Com isso, outras cidades ficam desamparadas pela instituição, como Cacoal, Vilhena, Pimenta Bueno, entre outras. No final da história, quem sofre é a população da zona rural destes municípios que não possui atendimento médico de qualidade”, enfatizou.

Entre as propostas da Chapa 2 – Novo CRM está a procura do médico para ouvir seus anseios, no próprio local de trabalho, intermediando problemas que possam ser resolvidos com os gestores, a garantia da transparência do Cremero, fornecendo acesso às informações do Conselho, o combate e a procura dos falsos médicos sem a necessidade de haver denúncia, etc.

A Chapa 2 é formada por 40 médicos qualificados e legitimados à administração do Conselho. Todos eles querem contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da área da medicina de Rondônia, aprimorando a saúde para toda a população rondoniense.


  

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Após intensa agenda no interior, Chapa 2 intensifica campanha em centros médicos da capital

Hospital de Base, Policlínica Ana Adelaide, Maternidade Municipal, UPAs da Zona Leste e Sul, Hospital Cosme e Damião e o Pronto Socorro João Paulo II foram alguns dos locais visitados


A campanha das eleições do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), que acontece no próximo dia 12 de novembro, está a todo vapor. Após fazer uma série de visitas ao interior do estado, os membros da Chapa 2 – Novo CRM, percorrem os centros médicos da capital, no corpo-a-corpo numa verdadeira campanha pelo voto consciente.

Nesta semana, membros da chapa foram na segunda-feira, 21, no Hospital de Base, Hospital Cosme e Damião,  Policlínica Ana Adelaide, na Maternidade Municipal, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e no Pronto Socorro João Paulo II. Na terça, 23, a Chapa 2 – Novo CRM passou pelo Centro de Especialidade Médica (CEM), nas UPAs da Zona Leste e Sul e, novamente, na Policlínica Ana Adelaide.

“Assim como no interior do estado, os médicos que estamos visitando aqui na capital estão nos recebendo super bem. A maioria das pessoas que conversamos quer mudanças, já! E o melhor caminho para isso é votando na nossa chapa”, ressaltou o Dr. Cleiton Bach, oftalmologista membro da Chapa 2 – Novo CRM.   

De acordo com o Dr. Cleiton, a campanha realizada pela Chapa 2 serve para apresentar à toda a classe médica as propostas idealizadas, visando melhorias do setor da saúde rondoniense.

Algumas propostas da Chapa 2 – Novo CRM

Garantir a transparência do Cremero, fornecendo acesso às informações do Conselho; informar todos os gastos do Conselho; apoiar os diretórios acadêmicos na exigência da qualidade de ensino; combater e procurar os falsos médicos sem a necessidade de haver denúncia; procurar o médico para ouvir seus anseios no próprio local de trabalho, intermediando problemas que possam ser resolvidos com os gestores, entre outros; são aprimoramentos urgentes que o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia carece, segundo a visão da Chapa 2.

Além disso, todos os membros da Chapa 2 – Novo CRM também ressaltam a importância de se apontar soluções para os problemas de super lotação ao qual o Hospital João Paulo II passa. O Pronto Socorro é de suma relevância para o serviço de atendimento de urgência, de Porto Velho e de outras regiões do estado.

Visitas da Chapa 2 ao interior


Na semana retrasada, integrantes da Chapa 2 – Novo CRM visitaram as cidades de Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal. Já na semana passada, membros do comitê foram às cidades de Ji-Paraná, Jaru e Ouro Preto do Oeste. Sempre presenciando a realidade de cada centro médico, como hospitais, clínicas, postos de saúde e etc, a fim de elaborar planos de ação para o fortalecimento do setor médico de Rondônia. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Conheça melhor os membros da Chapa 2 – Novo CRM, para as eleições do dia 12 de novembro do Cremero


Dr. Rodrigo Almeida
 
Formado pela Escola Paulista de Medicina em 1998, em Cirurgia Geral e Torácica, o médico tem um currículo que mostra grandes serviços prestados à saúde no estado de Rondônia.  Além disso, o Dr. Rodrigo também já foi Médico Militar na Base Aérea de Porto Velho; e Presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia. Hoje, o cirurgião atua como Conselheiro Estadual de Saúde e secretário de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM).

“A nossa Chapa está mais unida do que nunca. Depois da vitória na primeira eleição anulada, estamos trabalhando com muita humildade, para o segundo pleito que será realizado, mas com o intuito de vencer e oferecer melhores condições de trabalho para toda a classe médica de Rondônia, que vem aderindo a nossa campanha muito bem, seja em Porto Velho ou no interior do estado. O médico agora tem uma opção de escolha nas eleições e isso é a democracia, apesar de tentarem evitá-la”.

Segundo o médico, Rondônia carece de maior aproximação entre o Conselho com os profissionais da medicina da capital e do interior do estado.

“A classe médica precisa ser ouvida. Nós lutamos por esta aproximação do Cremero e os médicos rondonienses. Queremos melhorar este ponto. Ir nos municípios, nos locais de trabalho e  aprimorar a vida de todos os médicos, intermediando problemas e, principalmente, criando soluções”, enfatizou o Dr. Rodrigo.

Ainda de acordo com o Dr. Rodrigo, os 40 médicos da Chapa 2 – Novo CRM cansaram de solicitar, reclamar ao CREMERO e pouco se viu fazer. Dessa forma, todos resolveram se expor como uma opção mais ativa de médicos que estão na ponta, nos Prontos Socorros, em plena atividade e assim conhecem bem a atual situação da medicina brasileira.

Conheça melhor os membros da Chapa 2 – Novo CRM, para as eleições do dia 12 de novembro do Cremero


Lhano Fernandes Adorno  

Formado na Escola de Medicina e Cirurgia (UNIRIO), o oftalmologista, Lhano Fernandes Adorno é ex-presidente da Associação Rondoniense de Oftalmologia e ex-representante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em Rondônia.

“Queremos mudança. A administração do Cremero precisa se inovar. Os médicos do estado necessitam de melhores condições de trabalho. O Conselho tem que ser um aliado de todos os profissionais do ramo, na busca por uma saúde cada vez mais fortalecida e qualificada. Com isso, toda a população só tem a ganhar”.

O Dr. Lhano acredita que as propostas da Chapa 2 – Novo CRM são as melhores opções para que todo o setor da saúde rondoniense progrida e deixe o incômodo status de estagnado em que se encontra. 

Conheça melhor os membros da Chapa 2 – Novo CRM, para as eleições do dia 12 de novembro do Cremero


Dra. Soraya Filla

Graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, em 2008 e pós-graduada em Medicina Hiperbárica, a Dra. Soraya acredita que Rondônia necessita de mudanças no setor da saúde.

“Eu acho que Rondônia precisa mudar urgentemente. Na verdade, já deveria ter acontecido”, ressaltou a médica.

Para ela, a anulação das eleições realizadas no último dia 5 de agosto, em que a Chapa 2 sagrou-se vencedora, desgastou a imagem da classe médica perante a sociedade.

“O que aconteceu foi uma perda de tempo, de dinheiro e de disponibilidade dos próprios médicos, que neste momento não deveriam estar em campanha, e sim, cuidando dos nossos interesses”, destacou a doutora que acredita na nova vitória da Chapa 2 – Novo CRM.    

Conheça melhor os membros da Chapa 2 – Novo CRM, para as eleições do dia 12 de novembro do Cremero


Dr. Cleiton Bach


Oftalmologista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2002. O médico já foi representante dos Médicos Residentes da Santa Casa de Campo Grande e presidente da Associação Rondoniense de Oftalmologia.

O Dr. Cleiton acredita que o Cremero deve ser mais próximo do próprio médico. “Há vários anos nós estamos tentando que o CRM se aproxime do médico e seja proativo na defesa da sociedade, favorecendo a todos os profissionais da área e à população.

Para ele, a atual gestão está distante de um contato mais efetivo com a classe médica. “Nós temos encontrado bastante resistência da atual administração neste aspecto. Não estamos conseguindo que eles sejam proativos. Eles ficam enclausurados naqueles muros e não saem de lá para visitar um médico em um hospital, para ver como eles estão. Com a Chapa 2, isso será diferente”, garantiu.

 

Chapa 2 – Novo CRM a todo vapor

A campanha da Chapa 2 – Novo CRM para a eleição do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) continua a todo vapor. Nesta semana, membros do comitê foram na segunda-feira, 21, na Policlínica Ana Adelaide, na Maternidade Municipal, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e no Pronto Socorro João Paulo II. Ontem, terça, 23, a Chapa 2 – Novo CRM passou pelo Centro de Especialidade Médica (CEM), nas UPAs da Zona Leste e Sul e, novamente, na Policlínica Ana Adelaide.

Tudo isso, para apresentar, a você médico, as propostas da chapa, visando às mudanças que a saúde do estado tanto precisa, no que diz respeito às condições de trabalho que os profissionais da área necessitam e, consequentemente, para melhorar o atendimento a toda população.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conheça melhor os membros da Chapa 2 – Novo CRM, para as eleições do dia 12 de novembro do Cremero


Os médicos que compõem a Chapa 2 – Novo CRM estão preparados para conduzir a entidade nos próximos cinco anos. A experiência de vida, aliada a capacidade técnica comprovada no exercício da profissão e dos cargos que muitos já ocuparam, os credenciam para esta honrosa missão.

Vamos dar uma chance ao NOVO, vamos MUDAR e RENOVAR nosso CRM.

Conheça um pouco da história dos membros da Chapa 2, que começamos a apresentar para vocês.

Dr. José Carlos Coutinho 

Médico da família, formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – SP, em 1997. O Dr. Coutinho é ex-membro da Comissão de Ética Médica da Prefeitura de São Paulo; ex-chefe do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia; ex-diretor Clínico do Hospital Santa Marcelina; e chefe da Comissão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondônia.

“Eu acredito nas propostas da Chapa 2. Tenho amigos nas duas chapas, mas a Chapa 2 tem as propostas que mais me agradam, pois elas estão relacionadas a uma evolução do Cremero. Esta atual gestão também me deu algumas pequenas decepções, como por exemplo, algumas fiscalizações que não foram feitas adequadamente, entre outras. Por isso, eu voto Chapa 2. E tenho a certeza de que os meus companheiros médicos irão fazer o mesmo”.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conheça melhor os membros da Chapa 2 – Novo CRM, para as eleições do dia 12 de novembro do Cremero


Dr. Robinson Machado
 
 

Em Rondônia desde 1995, o Dr. Robinson Machado é especialista em medicina da família e da comunidade. O médico é formado pela universidade de Vassouras – RJ, sendo pós-graduado em oncologia pediátrica e em psiquiatria.

O Dr. Robinson também é conselheiro representante de Rondônia na Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade; coordenador técnico do Núcleo Criança e Vida de Onco-Hematologia Pediátrica; coordenador do internato de pediatria das Faculdades Integradas Aparício Carvalho; professor de semiologia da Faculdade São Lucas; auditor médico de uma autogestão; e ex- coordenador da Saúde da Criança e do Adolescente do município de Porto Velho.

“Eu tenho me dedicado a formar novos médicos que tenham uma visão técnica e, principalmente, ética em relação ao ofício de ser médico em Rondônia. Considero-me um rondoniense. Todos os meus filhos nasceram aqui. Eu já trabalhei em vários locais em Porto Velho, portanto, conheço a realidade do SUS da capital”, ressaltou o oncologista.

Ainda de acordo com o doutor, a saúde de Rondônia precisa de algumas melhorias em relação à gestão.

“O setor ligado à saúde daqui necessita de vontade e decisão. O que nós temos percebido é que alguns gestores têm vontade, mas não precisão nos atos administrativos. Precisamos de instituições fortes, que possam mostrar soluções e não somente criticar”.

O Dr. Robinson Machado acredita que a melhor forma de alcançar estas melhorias é elegendo a Chapa 2 - Novo CRM nas próximas eleições do dia 12 de novembro.  
 
Faça o melhor, vote Chapa 2 - Novo CRM.

Deu no Jornal O Estadão do Norte: Chapa 2 visita municípios e ganha novos apoios


sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Membros da Chapa 2 estão satisfeitos com a adesão dos médicos na campanha

Depois de visitar Ji-Paraná, Jaru e Ouro Preto do Oeste, na semana passada, integrantes do comitê estão passando por Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal


Depois de vencer a primeira eleição realizada para a presidência do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), no dia 5 de agosto de 2013, a Chapa 2 – Novo CRM continua em campanha para o segundo pleito que será efetivado no próximo dia 12 de novembro, já que o anterior foi anulado, por decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Nesta semana, integrantes da Chapa 2 encontram-se nas cidades de Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal, comparecendo em hospitais, clínicas, postos de saúde e demais unidades de saúde. “Estamos sendo muito bem recebidos pelos médicos que visitamos. Estão todos confiantes que conseguiremos, mais uma vez, a vitória para a eleição do Cremero. Sentimos que a adesão de todos para a nossa chapa é cada vez maior”, ressaltou o médico Andrei Leonardo Freitas de Oliveira, membro da Chapa 2 – Novo CRM.

Entre as propostas da Chapa 2 para a administração do CRM destacam-se a exigência de melhorias das condições de trabalho médico, favorecendo consequentemente, à população; o apoio aos diretórios acadêmicos na reivindicação da qualidade de ensino; o combate e a procura dos falsos médicos, sem a necessidade de haver denúncia; o resgate e a participação efetiva do Conselho na Comissão Estadual de Honorários Médicos; a valorização, orientação e o incentivo às sociedades e associações de especializações; entre outras.

Segundo a Chapa 2, outro importante ponto a ser tratado é o Pronto Socorro João Paulo II. O hospital encontra-se em estado de total precariedade, o que prejudica a população de Porto Velho e do interior do estado, já que o local presta atendimento de urgência para outras cidades, além da capital.


Na semana passada, membros do comitê (Chapa 2 – Novo CRM) foram para as cidades de Ji-Paraná, Jaru e Ouro Preto do Oeste. Em todos os locais visitados, o objetivo foi apresentar as soluções para os atuais problemas que o Conselho enfrenta, fortalecendo a classe médica e, consequentemente, a saúde de todo o estado. 

Adesões à Chapa 2 aumentam no setor público da Saúde

‘Não há proximidade com os médicos que estão nas unidades básicas, aqueles que estão sofrendo lá na ponta, junto com a população’, disse a médica Neila Graciele"

Mais uma médica do setor público de Porto Velho apóia a Chapa 2 para as eleições do Conselho Regional de Medicina (Cremero), que irão acontecer no próximo dia 12 de novembro. A doutora, Neila Graciele, clínica geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, se diz satisfeita com as propostas da chapa vencedora (Chapa 2) da primeira eleição realizada, no último dia 5 de agosto, que não foi homologada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

“A Chapa 2 veio com boas propostas de mudança e tem bons objetivos. O nosso CRM está deixando a desejar. Eu trabalho na UPA desde que foi inaugurada e nós temos muitas dificuldades. São muitos pacientes para atender e poucos profissionais para prestar o serviço”, enfatizou Neila.

Para a doutora, a atual gestão não apoia os médicos que estão no pronto atendimento, somente os que se encontram em setores referentes a especialistas.

“Não há proximidade com os médicos que estão nas unidades básicas, ou seja, aqueles que estão sofrendo lá na ponta, diretamente com a população carente. O CRM atual só está próximo dos especialistas e deixa de fora o clínico geral, que está lá na UPA, no postinho, ou onde realmente precisa de ajuda”, desabafou.

As eleições para a nova diretoria do Cremero serão realizadas pela segunda vez. A Chapa 2 – Novo CRM mais uma vez busca vencer esse pleito. A chapa é composta por 40 médicos experientes, com capacitação e qualificação para aprimorar as ações do Conselho. Todos eles, com um vasto repertório de trabalho realizado em Porto Velho e em todo o estado, para a saúde da população.

Propostas para a Saúde Pública

Entre as propostas para promover a melhoria na saúde pública do Estado e garantir aos médicos melhores condições no ambiente de trabalho, a Chapa 2 – Novo CRM propõe a interlocução entre os médicos e gestores, pleitear vagas e participar ativamente dos Conselhos de Saúde e exigir melhores condições de trabalho médico, favorecendo, consequentemente à população.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Médica da Policlínica Ana Adelaide confirma apoio a Chapa 2 para eleição do CREMERO

Amanda Gomes Andrade acredita que é tempo de mudar, pois o Conselho Regional de Medicina encontra-se sob administração do mesmo grupo há muitos anos


Diante da determinação judicial para que ocorra novo pleito eleitoral para o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO), a Chapa 2, vencedora no primeiro pleito realizado, continua em campanha. Na semana que passou, membros do comitê foram para as cidades de Ji-Paraná, Jaru e Ouro Preto do Oeste, tudo no intuito reafirmar as propostas já firmadas, que possui como meta o bem-estar e o fortalecimento de toda a classe médica no estado. 

A Chapa 2 – Novo CRM tem como uma de suas principais metas, promover a interlocução entre os médicos e gestores, pleitear vagas e participar ativamente perante os Conselhos de Saúde, exigir melhorias das condições de trabalho para o médico, favorecendo à população. Ademais, também vale salientar o anseio do grupo em procurar o médico para ouvir as suas aspirações no próprio local de trabalho, intermediando problemas que possam ser resolvidos com os gestores. 

Para Amanda Gomes Andrade, clínica-geral da Policlínica Ana Adelaide, o tempo é de mudança. “Eu votei na Chapa 2 nas primeiras eleições e vou votar de novo, sem sombra de dúvida. Não gostei do que fizeram com os membros da chapa 2, quando cancelaram as eleições”, ressaltou a médica. 

Ainda de acordo com a médica,  muitos membros que integram a chapa de situação (Chapa 1) já fazem parte do Conselho há muito tempo, o que prejudica o processo democrático de renovação de ideias do Conselho, dificultando que o órgão se renove, avançando frente aos novos desafios que a classe tem enfrentado. “A atual gestão já está no CREMERO há tempo demais, e o continuísmo deve ser evitado. Isso não é bom, pois acaba tornando os membros do Conselho inertes aos problemas. Quando as pessoas ficam muito tempo no poder, elas acabam acomodadas, o que deixa tudo estagnado”, completou. 

Neste período, jamais na história do Conselho, houve uma disputa eleitoral tão acirrada e amplamente democrática, e logo nessa tão acirra disputa a chapa vencedora não consegue tomar posse, o que poderá dificultar a renovação da Autarquia, que precisa ser “oxigenada” em sua gestão.

Há de se dizer, também, que poucos foram os avanços realizados pela atual administração. Prova disso, é a situação caótica do Hospital João Paulo II, que encontra-se nas mesmas condições precárias há tempos, sem nunca ter ocorrido uma ação eficaz por parte da autarquia fiscalizadora. Lembrando que o CREMERO é órgão competente para fiscalizar, estando o mesmo com legitimidade formal e material para agir em prol da sociedade, o que não vem ocorrendo.


O Pronto Socorro, João Paulo II já foi citado na mídia nacional como um dos piores hospitais do país. Tanto a imagem de Rondônia, quanto a da classe médica ficam manchadas com este descaso. Sem contar a população que sofre almejando por atendimento de urgência com qualidade.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vídeo mostra a verdade sobre as eleições para a presidência do Cremero


Em uma tentativa desesperada de alterar o pleito para o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), a Chapa 1, derrotada nas eleições realizadas no último dia 05 de agosto, vem divulgando informações que não condizem com a realidade, sobre os acontecimentos na eleição. Foi dito que houve manipulação de voto pela Chapa 2, vencedora e oposição, quando na verdade, o que ocorreu foi uma tentativa de se evitar possíveis fraudes.

Este vídeo deixa bem claro que a tentativa da Chapa 2, através do Dr. Rodrigo Almeida, foi de fiscalizar as correspondências com os votos, para que não houvesse nenhuma fraude. A Chapa sempre se preocupou em manter a regularidade das eleições, já que a Chapa 1, está no poder há mais de 30 anos e parece não querer sair mais de lá, o que desfavorece ao processo democrático para as eleições do Cremero.   
 
O vídeo mostra que as correspondências com os votos não foram colocadas na urna, na sexta-feira, dia 19 de julho, assim como deveria ter sido feito. Fica a pergunta: qual seria o verdadeiro motivo de as correspondências não terem sido depositadas na urna?

Neste dia, foi filmado e documentado o fato. A partir daí, foram realizadas fiscalizações presenciais e tudo foi comunicado à comissão eleitoral.

Com a documentação através de fotos e vídeos, a Chapa 2 assegurava que as correspondências que chegavam dos correios eram realmente colocadas na urna, para evitar fraudes. Tudo isso, com autorização da Comissão Eleitoral e sem ferir a Resolução 1993/2012.

A Chapa 2 questionou do funcionário qual seria o motivo de ele não ter colocado as correspondências na urna, mas ele não respondeu à pergunta.

O vídeo deixa claro que estão tentando inverter os fatos. A chapa 2 teve o intuito de impedir a fraude e não de realizá-la. O fato é que a Chapa 2 foi até o local para fiscalizar se a eleição estava acontecendo de maneira limpa e democrática, pois este sempre foi um dos lemas da chapa de oposição, isto é, manter a clareza dos fatos.
 

Desespero – Chapa de situação do Cremero tenta macular imagem de membros da Chapa 2


 
O grupo tenta desesperadamente reverter a vontade da sociedade e da classe médica traduzida pelo voto
 

Com a determinação da justiça de nova eleição para a diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia – Cremero, a chapa derrotada na primeira eleição tenta, utilizando-se de fragmentos da decisão judicial, e a todo custo, desestabilizar a classe médica e a chapa vencedora no referido pleito.   

Temerosos pela ocorrência de democratização do CRM-RO, que orgulhou toda classe médica -  uma vez que a disputa pode ser comparada a “ Davi vencendo  o Golias” -  a Chapa 1 busca plantar notas na imprensa de que a vencedora, Chapa 2 – Novo CRM, teria “fraudado” o processo eleitoral e estaria mancomunada com o governador do estado para vencer as eleições e com isso “fazer vista grossa à situação caótica da Saúde estadual”, alegações infundadas e sem nexo. 

Importante destacar que o atual grupo que hoje ocupa o Cremero, já está no poder há mais de 30 anos, e não pensa em sair. Jamais na história do Conselho, houve um processo democrático de disputa eleitoral tão acirrada quanto este. A inação em favor do exercício da medicina durante todos estes anos é visível para a classe. 

Como prova disso, pode-se citar a situação do Hospital João Paulo II, que encontra-se nas mesmas condições lamentáveis há muitas gestões, sem nunca ter ocorrido uma ação eficaz por parte da Autarquia Fiscalizadora. O Cremero, como órgão fiscalizador, possui competência formal e material para agir em favor da sociedade, do médico e da ética, entretanto não é o que vem fazendo.   

Na condição de ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia (Simero), o médico Rodrigo Almeida, sempre se posicionou contra a privatização da rede de saúde, tema que é uma das grandes bandeiras do governador Confúcio e que vem sendo rebatido pelo Simero e pela chapa 2, justamente ao contrário do que alega a Chapa 1. 

Quanto à alegação de que um membro da Chapa 2,  o médico Luis Maiorquim, pertence à administração do governo do estado e que nesta condição estaria mancomunado com o governo atual, salta aos olhos tais infundadas alegações, pois o referido profissional é comprovadamente gabaritado, técnico competente para o desempenho das funções na defesa de uma saúde digna e de qualidade para a sociedade de Rondônia. Prova disso foi a excelente gestão à frente da pasta da Saúde no município de Porto Velho.  

As infundadas acusações da Chapa 1  não passam de elucubrações do  desespero imposto pela derrota por meio do voto. Eles tentam jogar na lama a imagem do Cremero e dos seus membros, pois todos pertencem ao Conselho. “O clamor médico é pela renovação. A chapa da situação deveria ter aceitado com honra a vitória da Chapa 2, vitória essa suada, a custo de quatro liminares em Mandado de Segurança que permitiu a participação da Chapa nas eleições, e não tentar reverter todo o processo Democrático no tapetão. Eles deveriam nos permitir fazer uma campanha limpa e honrosa para toda a sociedade e a  classe médica”, declarou Rodrigo Almeida. 

Propostas 

Entre algumas propostas da Chapa 2 – Novo CRM – estão a formação do Comitê Superior das entidades médicas, convidando o Simero e a Associação Médica de Rondônia para se reunirem ao CRM para defender, cada entidade com suas prerrogativas, a boa atividade médica; procurar o médico para ouvir os seus anseios no próprio local de trabalho, intermediando problemas que possam ser resolvidos com os gestores e, caso necessário, com acionamento dos órgãos competentes, entre outros.